Este post contém o mais básico que você precisa saber sobre o Google Ads; entenda aqui o contexto e prepare-se para criar suas primeiras campanhas.
O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google. Sua primeira versão foi lançada em 2000 e desde então lidera o mercado de Mídia Online.
Através do Google Ads é possível criar anúncios que apareçam nos resultados de pesquisa do Google, no Youtube, no Gmail, em aplicativos e em sites parceiros do Google.
Os três exemplos de anúncios são distintos: um é em pesquisa, outro é em sites e outro é no YouTube. Porém, eles têm algo em comum: todos podem ser criados e gerenciados via Google Ads.
Veja abaixo alguns exemplos de anúncios que podemos fazer através do Google Ads:
Rede de pesquisa do Google
Gmail
Youtube
Sites parceiros do Google
Mas o que faz do Google Ads ser uma plataforma de anúncios tão fascinante?
Por meio do Google Ads, empresas têm a possibilidade de, grosso modo, pagar ao Google para se destacarem na internet.
Por exemplo:
Se hoje uma pessoa fizer uma pesquisa na internet procurando por um serviço de “implante dental”, ele irá te encontrar?
Você pode ser o melhor especialista em implantes, mas se você não aparecer nos resultados de pesquisa do Google essa pessoa nunca irá te encontrar.
Mas se você fizer uma campanha no Google Ads anunciando o serviço de “implante dental”, provavelmente você irá aparecer nas primeiras posições de resultado do Google e poderá facilmente ser encontrado pela pessoa que fez a pesquisa. E o melhor, você pode definir que somente pessoas da sua cidade, bairros específicos ou que moram em torno do seu Consultório Odontológico vejam o anúncio.
Sendo assim você não corre o risco de atrair pessoas erradas, ou que moram muito longe, ficando inviável o atendimento.
Com o Google Ads você aparece para a pessoa certa, no momento certo.
Porque todo dentista deve usar o Google Ads?
O Google Ads é uma ferramenta de extrema importância para dentistas, pois ela trabalha atraindo pacientes de forma automática enquanto você trabalha em seu Consultório Odontológico. É como se você tivesse um funcionário de marketing trabalhando para você. Eu sei que parece loucura, que é bom demais para ser verdade, mas esse é o poder desta ferramenta, no qual eu e muitos analistas de marketing no mundo inteiro consideram a melhor estratégia para atrair pacientes qualificados.
Você não precisa de estratégias mirabolantes para conseguir novos pacientes para o seu consultório. Com o Google Ads é simples: as pessoas precisam de dentista, procuram no Google e te encontram.
Consequentemente você vai:
- Receber mais ligações telefônica;
- Receber mais pessoas em seu Consultório;
- Mais visitas no seu site.
Essa estratégia vai te possibilitar atrair pacientes de forma rápida e automática para vender serviços odontológicos todos os dias.
Quanto preciso investir para anunciar Google?
Você só vai pagar para o Google se a pessoa clicar em seu anúncio, se o anúncio aparecer e ninguém clicar você não precisa pagar nada. Dependendo da palavra que a pessoa pesquisar o clique pode ficar mais barato ou mais caro, mas você pode definir quais as palavras você quer anunciar e o valor máximo que você aceita pagar por ela.
Vamos a um exemplo:
A palavra “Implante dentário rj” custa R$2,50 o clique no anúncio e você tem R$ 100,00 para investir, então é provável que 40 pessoas cliquem no seu anúncio com esse valor de R$ 100,00 investidos.
Investimento: R$ 100,00
Valor do clique: R$ 2,50
Número de cliques: 40 cliques
100/2,50: 40 cliques ou seja 40 pessoas entrando no seu site.
Mas o mais importante é que não são pessoas aleatórias, são pessoas que estão realmente interessadas em seu serviço e da região que você definiu, então a probabilidade de se tornarem pacientes é muito grande.